Segue link com relatório sumário do incidente com o CS-ALF em LPFR. Não se trata de forma alguma de atribuir culpas ou responsabilidades. Apenas se trata de partilhar informação e experiencias que poderão ajudar qualquer um de nós no futuro.
Considero pertinente a seguinte proposta de acção preventiva
Propostas de acção preventiva
Considerando que o incidente foi devido a uma avaliação deficiente das capacidades
de manobra da aeronave e do espaço reduzido, deixado disponível para essa manobra;
Uma vez que a orientação dessa manobra foi efectuada por elemento adstrito ao serviço
de handling, no lugar de um oficial de operações aeroportuárias, com formação
mais adequada para este tipo de operação;
Sugere-se:
Ao Director do Aeroporto de Faro:
“Que seja sempre um oficial do Serviço de Operações Aeroportuárias a orientar
as operações de estacionamento de aeronaves, nas respectivas posições de
parqueamento”; (PAP Nº 08/2009)
Ao Presidente do Aero Clube de Aveiro:
“Que seja divulgado entre todos os membros do Aero Clube, especialmente os
pilotos, a necessidade de estar sempre alerta e não continuar com as manobras,
em seguimento dos sinais dos “marshal”, quando não estiverem garantidas as
condições de segurança, pois que a responsabilidade última é sempre do piloto
comandante”. (PAP Nº 09/2009)
RELATÓRIO
CF
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